28 de outubro de 2014

Ideias simples e divertidas para o Halloween

No meu tempo ... pedia-se "Pão por Deus" agora, deve ser efeito da globalização, só se fala no Halloween.

Nestas alturas gosto de mandar uns miminhos para os colegas da J, o ano passado mandei Pão por Deus, mas eles queriam era festejar o Halloween.

Por isso, este ano rendi-me às duas vontades.

Primeiro pensei na fruta ... mas a Professora da J gostou da ideia e por isso resolveu transformá-la numa atividade na sala de aula.

Sobraram mesmo os doces ... vamos ter chupas vampiros:

Passo  a Passo 

Passo a Passo
Para o jantar vamos ter salsichas múmias, ovos com aranhas e olhos e as dentaduras:

Salsicha enrolada em massa folhada & Fatias de maçã com gomas
Ovo recheado com azeitonas



Pesquisei por esse mundo que é a internet, sobre o Halloween e o Pão por Deus.

Existem várias teorias e as mais díspares possíveis, estas foram as que me pareceram mais lógicas:

O Dia das Bruxas, é festejado na noite de 31 de outubro e teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.

O dia 31 de outubro é o dia em que o mundo dos homens e o mundo dos espíritos estão mais próximos.

É tempo de lembrar os mortos.

Os celtas acreditavam que neste dia o Céu e a Terra estreitavam a distância, proporcionando-se uma maior proximidade entre as duas realidades. Seria nesta data que os espíritos dos mortos voltariam para visitarem os seus lares e guiar os seus familiares até ao outro lado. O Céu era um lugar livre de toda e qualquer dor. Um lugar de felicidade perfeita, onde nem fome, nem algum outro mal existia.

Com a Cristianização houve uma cristianização desta festa. A partir do quarta centúria da nossa época, a Igreja Síria começou a celebrar o dia de Todos os Mártires. Só já no século VII com Bonifácio IV é que se transforma o Panteão – templo dedicado a todos os deuses mitológicos – num templo cristão, consagrado a Todos os Santos, primitivamente celebrado a 13 de maio. Entretanto Gregório III acha por bem fixar a celebração no primeiro dia de novembro, e já no século IX, Gregório IV ordena que a mesma tenha um carácter universal na sua celebração, tendo assim necessariamente de haver vésperas já no dia 31 de outubro.

Esta é uma importante celebração ecuménica, onde se comemoram tanto os santos reconhecidos pela Igreja, como aqueles a quem eles estão ligados. Recordamos ainda todos aqueles que estão a caminho da santidade total.

É desta comunhão que nasce o “pão por Deus”: obras de caridade, esmolas, para com os mais necessitados, em nome das almas que mais precisavam, nomeadamente as de parentes próximos.







Sem comentários:

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...