Com o 25 de abril de 1974, a Constituição da República passou a ter novos direitos, como o direito à consciência, o direito à liberdade de religião e o direito ao culto.
De acordo com os dados do
INE, atualizados em 2011: 80% da população portuguesa (
População residente com 15 e mais anos de idade ) é católica. Ou seja, a maioria da população deveria saber o que é o Natal, o Advento, mas começamos a ver decorações de Natal, assim que acaba o Halloween.
Será a necessidade de estar sempre em festa? O comércio sobrepõe-se ao essencial?
Por muito que custe a alguns, o Natal é uma festa católica. Assim sendo ... no mínimo, há que respeitar a sua origem. Senão, chamem-lhe outra coisa, sejam criativos ... chamem-lhe a Festa das Compras, criem os seus próprios símbolos.
Fiquemos pelo básico [[:)]]

A
árvore deve começar a ser montada
no Primeiro Domingo do Tempo do Advento (
dia 30 de novembro).
Advento (do latim Adventus: "chegada") é o tempo de preparação, que antecede o Natal.
Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus.
Eu pessoalmente gosto muito mais do presépio ...
O presépio segundo consta foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus.
O presépio, tal como a árvore de Natal, deve ser montada aos poucos, pode-se começar pela gruta, colocar os animais e os pastores, mas Maria, José devem fazer parte do presépio apenas mais próximo do Natal e o menino Jesus só deve ser colocado no dia de Natal.
Um dos grandes símbolos do Natal para a Igreja - a coroa do Advento.
O tempo do Advento tem uma duração de quatro semanas - daí as coroas de Natal terem (ou pelo menos deveriam ter) 4 velas.
As 4 velas serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente.
A decoração natalina deve ser desmontada no Dia de Reis, em 6 de janeiro. “É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja”